Montalegre - Portugal

Pertencente ao Distrito de Vila Real, a Capital do Barroso (como é conhecida), fica localizada no Vale do Cávado, entre as serras do Gerês, Barroso e Larouco.

Hero

Montalegre, Portugal

CIM: Alto Tâmega

O Concelho de Montalegre intregra o Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia - serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome.

Montalegre foi em 2018 classificada Património Agrícola Mundial.

Esta vila transmontana que faz fronteira com Espanha, é famosa pela sua gastronomia e pelos diversos eventos culturais, como por exemplo a Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso, o Congresso de Medicina Popular organizado há 33 anos pelo conhecido Padre Fontes e as Sextas-feiras 13 (Noite das Bruxas), que são um dos maiores eventos de rua de Portugal.

+ História

Fotos Montalegre

Encontre as fotografias e imagens de Trás Os Montes.

gallery
gallery
gallery
gallery
gallery
gallery

História

O Concelho de Montalegre intregra o Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia - serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome.

Esta vila transmontana que faz fronteira com Espanha, é famosa pela sua gastronomia e pelos diversos eventos culturais, como por exemplo a Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso, o Congresso de Medicina Popular organizado há 33 anos pelo conhecido Padre Fontes e as Sextas-feiras 13 (Noite das Bruxas), que são um dos maiores eventos de rua de Portugal.

População

Em 2018, os números oficiais apresentados em relatório pela Fundação Manuel dos Santos, estimavam cerca de 9.156 habitantes, sendo que a percentagem de jovens com menos de 15 anos era de 8%, 57% de adultos em idade ativa e 35% idosos com 65 ou mais anos. Estes números indicavam também que a percentagem de residentes estrangeiros na cidade rondava os 1%. Estes dados populacionais correspondem ao território total da cidade, que se estende por cerca de 805,46 quilómetros quadrados. De notar que este relatório avaliou dados entre 2010 e 2018.

Cultura

Com um vasto património arquitetónico, destaca-se o Castelo de Montalegre fundado no séc. XIII e reedificado em 1331, o Mosteiro de Pitões, a Igreja Românica, o Paço de Vilar de Perdizes, entre outros monumentos e edificados espalhados pelas 25 freguesias que compõem o concelho.

Castelo de Montalegre
A sua construção iniciou-se em 1279, por ordem de D. Dinis I e ficou concluído em 1325, 46 anos depois. É constituído por quatro torres conectadas por muralhas que encerram uma praça de armas do seu centro.

Mosteiro de Santa Maria das Júnias
A sua construção iniciou-se no séc. XII, quando foi construída a igreja. No séc. seguinte, construiu-se o claustro e a sua conclusão deu-se já no séc. XVII, com a construção do campanário. Em estilos dominantes românico (nave) e gótico (capela-mor e claustro), atualmente apenas sobrevivem as ruínas deste mosteiro que se localiza num vale estreito e de difícil acesso, de modo a obedecer aos critérios de isolamento.

Educação

A cidade faz uma aposta forte na educação dos seus residentes e daqueles que se deslocam de fora para frequentar os seus estabelecimentos de ensino. Desde estabelecimentos que lecionam do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, é possível notar que a cidade faz um enorme esforço para que uma boa educação seja aliada a uma boa industrialização da região.
Dados do relatório apresentado pela Fundação Manuel dos Santos indicavam que, em 2018, Montalegre possuía cerca de 831 alunos de ensino não superior.

Atividades ao ar livre

As atividades ao ar livre são também uma atração para quem visita o Concelho. Atravessar montes e vales, através de desafiantes trilhos pedestres, contemplar e vivenciar de perto as paisagens da região, que vão ao encontro de miradouros, cascatas naturais e à célebre Barragem do Pisões.

Circuito Internacional de Ralicross

Além do desporto de montanha, Montalegre tem um Circuito Internacional de Ralicross. Anualmente recebe a emblemática prova Titan RX, pontuável para o Campeonato Europeu e que traz à região, grandes nomes do desporto automóvel mundial.

Freguesias

Cabril
Cambeses do Rio, Donões e Mourilhe
Cervos
Chã
Covelo do Gerês
Ferral
Gralhas
Meixedo e Padornelos
Montalegre e Padroso
Morgade
Negrões
Outeiro
Paradela, Contim e Fiães
Pitões das Júnias
Reigoso
Salto
Santo André
Sarraquinhos
Sezelhe e Covelães
Solveira
Tourém
Venda Nova e Pondras
Viade de Baixo e Fervidelas
Vila da Ponte
Vilar de Perdizes e Meixide